Comportamento

Academias ao ar livre estão conquistando cada vez mais adeptos

Silvana de Castro

"

Com equipamentos coloridos, chamativos e de fácil uso, as academias ao ar livre caíram no gosto popular em Santa Maria. Em época de crise financeira, em que desembolsar dinheiro para pagar mensalidade pode pesar no bolso, elas são alternativas para quem busca uma vida saudável.

Morador da Vila Natal, o eletricista Douglas Carvalho, 25 anos, corre três vezes por semana de seu endereço até a Praça General Osório, conhecida como Praça do Mallet. Exercita-se na academia gratuita e, depois, segue para o Centro Desportivo Municipal (CDM). Ele se prepara fisicamente para o Campeonato de Futebol de Restinga Seca, cidade para onde vai nos finais de semana.

De segunda a quinta, o comerciante João Oliveira, 56, caminha 1h20min e ainda para na Praça do Mallet. Ali, fica de 20 a 30 minutos exercitando a musculatura nos equipamentos da academia ao ar livre do lugar. Quando era jovem, frequentava academias convencionais. Mas prefere malhar olhando o movimento da rua.

A economia também é importante para Oliveira.
– Faço aqui e não gasto dinheiro – comenta.

Oliveira tem uma rotina de exercícios esquematizada: de segunda a quinta caminha e frequenta a academia ao ar livre, na sexta, joga futebol por uma hora e, no sábado e domingo, deixa a musculatura descansar.


Conheça os riscos da bicicleta e saiba como evitá-los

Só que a única forma de ele saber se usa corretamente os aparelhos é observando como os outros os utilizam. Isso porque uma das características desses locais é não ter profissionais orientando os frequentadores, exceto o CDM, que tem educadores em alguns horários. Por isso, é importante seguir algumas dicas antes de usar os equipamentos.

Ajuda no preparo

Jogador do time Operário, o Douglas não tem mais o sonho de se profissionalizar, mas quer melhorar o condicionamento físico.
_Aos 25 anos, não dá mais tempo, mas quero aperfeiçoar o jogo de bola. Faço quase todos os aparelhos daqui. Aprendi olhando os outros. Não gosto de musculação, mas de trabalhar o preparo físico _ justifica o jovem.

Leia mais notícias sobre saúde

Para tratar da saúde do corpo e da mente, o estudante Jean Ricardo de Andrade Vieira, 17 anos, começou a frequentar uma academia ao ar livre neste mês.
Morador da Vila Vitória, ele vai caminhando até a praça. Como sofre de gagueira desde a infância, acredita que os exercícios darão mais tranquilidade para se expressar.
_ O exercício tira o estresse. Estou tentando tratar a minha ansiedade _ revela.

De jovens a idosos

No CDM, as pessoas que costumam fazer caminhadas na pista do complexo geralmente buscam os equipamentos para tonificar os músculos. O espaço é democrático: é utilizado por idosos, iniciantes e sarados.

_ Quando não chove, estamos aqui. Acho academia fechada muito parada, dá sono. E também o preço aumentou bastante _ diz Vinícius Farias Miorelli, 25.
Ele e a namorada, Caroline Mirek, 23, frequentam o local no final da tarde. O objetivo é emagrecer e ter mais qualidade de vida.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Café da manhã é fundamental, inclusive para os pequenos

Próximo

Lei prevê que escolas promovam campanhas educativas para evitar o bullying

Vida